Atendente/Recepcionista

A imagem profissional é um dos aspectos mais importantes para o(a) profissional atendente e recepcionista. Essa imagem é construída por meio de comportamentos, atitudes e formas de se apresentar, que, por sua vez, devem estar de acordo com a etiqueta social de determinado grupo.

Objetivo

Neste curso você conhecerá regras de etiqueta simples que devem ser seguidas em qualquer ambiente e também regras de etiqueta específicas de determinados locais de trabalho, pois é muito importante que o(a) profissional atendente ou recepcionista esteja atento(a) às normas de conduta mais adequadas e se encaixe na etiqueta social da empresa ou local de trabalho do qual faz parte.

Metodologia de aprendizagem

Este curso profissionalizante é oferecido utilizando-se o sistema de ensino remoto, no qual você terá acesso ao conteúdo totalmente a distância. O curso é organizado em três núcleos de estudos:

1. O núcleo básico, que traz um conjunto de disciplinas ofertadas por abordar temáticas que auxiliam a formação geral de qualquer profissional;
2. O núcleo específico, com disciplinas direcionadas para formar profissionais que poderão atuar na profissão;
3. O núcleo integrador, o qual promove a reflexão sobre pontos importantes da profissão, por meio de palestras gravadas com especialistas.

O curso é autoinstrucional e oferecido por meio de uma Sala de Aula on-line. Ao fim de cada disciplina, você realizará uma avaliação de aprendizagem e, ao concluir o curso, realizará uma avaliação final.

Você poderá planejar o seu tempo para os estudos, mas é interessante que faça uma programação semanal de estudos e não deixe para ver tudo no fim do prazo. Você terá 90 (noventa) dias úteis para concluir o curso. Para ser certificado, você deve:

• Realizar 100% do curso online;
• Obter aproveitamento mínimo de 50% nas avaliações de cada núcleo (básico e específico).

Módulo Básico

Disciplinas

1. Introdução à EAD

(Carga horária: 4 horas)
• Módulo 1 – A tecnologia em nossas vidas
• Módulo 2 – O que é educação a distância
• Módulo 3 – O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

2. Introdução à informática
(Carga horária: 6 horas)
• Módulo 1 – Desvendando a tecnologia
• Módulo 2 – O Pacote Office
• Módulo 3 – As possibilidades da internet

3. Empreendedorismo
(Carga horária: 6 horas)
• Módulo 1 - O que é ser empreendedor(a)?
• Módulo 2 – Empreendedorismo e sociedade
• Módulo 3 – Como empreender?

4. Preparação para o mundo do trabalho
(Carga horária: 6 horas)
• Módulo 1 – O mundo do trabalho
• Módulo 2 – Carreira profissional

5. Liderança
(Carga horária: 4 horas)
• Módulo 1 – Entendendo a liderança
• Módulo 2 – Estilos de liderança: qual é o mais eficiente?
• Módulo 3 – Você, líder

6. Saúde e segurança no trabalho
(Carga horária: 6 horas)
• Módulo 1 - Contextualizando a saúde e segurança no trabalho (SST)
• Módulo 2 - Riscos ambientais e legislação sobre SST
• Módulo 3 - Prevenindo na prática

7. Matemática básica
(Carga horária: 6 horas)
• Módulo 1 - A importância da matemática para a vida
• Módulo 2 - As operações matemáticas básicas
• Módulo 3 - Aprofundando conhecimentos da matemática

Módulo específico

Disciplinas

1. Atendente: a porta de entrada da empresa

(Carga horária: 8 horas)
• Módulo 1 – A função de atendente/recepcionista
• Módulo 2 – O perfil do(a) atendente/recepcionista
• Módulo 3 – Comunicação e relações humanas

2. Conhecendo a mesa da recepção
(Carga horária: 10 horas)
• Módulo 1 – A importância da organização no trabalho da recepção
• Módulo 2 – Técnicas de atendimento

3. Etiqueta simples para recepcionistas
(Carga horária: 8 horas)
• Módulo 1 – O que é etiqueta profissional
• Módulo 2 – A postura do(a) recepcionista/atendente em diferentes ambientes e situações profissionais
• Módulo 3 – A importância da etiqueta profissional nas relações interpessoais

4. O perfil esperado de um recepcionista
(Carga horária: 10 horas)
• Módulo 1 – O(A) recepcionista de sucesso
• Módulo 2 – Habilidades comportamentais
• Módulo 3 – Habilidades técnicas
• Módulo 4 – Marketing e imagem pessoal

5. Conhecendo o cliente e suas necessidades
(Carga horária: 10 horas)
• Módulo 1 – Conquistando o(a) cliente: o papel do(a) atendente/recepcionista
• Módulo 2 – Necessidades dos(as) clientes
• Módulo 3 – Perfil do(a) cliente

6. Como receber bem e encantar o cliente
(Carga horária: 10 horas)
• Módulo 1 – Qual é o perfil ideal de um(a) recepcionista/atendente?
• Módulo 2 – Técnicas de comunicação com o(a) cliente
• Módulo 3 - Conhecendo a Jornada do(a) Cliente

7. Compreendendo as ferramentas de comunicação moderna: e-mail e WhatsApp
(Carga horária: 16 horas)
• Módulo 1 – O que são ferramentas de comunicação
• Módulo 2 – As principais ferramentas de comunicação do(a) atendente: telefone, e-mail e WhatsApp
• Módulo 3 – E-mail: tipo de linguagem e principais funcionalidades
• Módulo 4 – WhatsApp: tipo de linguagem e principais funcionalidades

8. Como fazer a triagem de correspondências
(Carga horária: 8 horas)
• Módulo 1 – Conhecendo a triagem de correspondências
• Módulo 2 – Métodos e técnicas de triagem

9. Analisar para melhorar: avaliação diária e plano de ação
(Carga horária: 10 horas)
• Módulo 1 – Planejamento e sua importância e o ciclo PDCA
• Módulo 2 – Colocando a mão na massa

10. Como coletar e analisar feedbacks
(Carga horária: 8 horas)
• Módulo 1 – Sobre o feedback
• Módulo 2 – Recebendo um feedback

11. Padronização no atendimento
(Carga horária: 8 horas)
• Módulo 1 – O que é padronização no atendimento?
• Módulo 2 – Benefícios da padronização
• Módulo 3 – Quando usar a padronização?
• Módulo 4 – Como padronizar o atendimento?
• Módulo 5 – Atendimento padronizado sem perder o personalizado

núcelo integrador

Palestras

1. Usos da tecnologia no ambiente de trabalho
2. Excelência no atendimento ao cliente: a chave para o sucesso profissional
3. Bate papo sobre saúde no trabalho
4. Bate papo sobre mercado de trabalho

R$0,00 R$ 754,83
Carga horária 146hs
Nível de Habilidade Básico
Tem Certificado Sim
Nota de Aprovação 5.0