Operador de caixa
Objetivo
Neste curso, você receberá noções de atendimento ao(à) cliente, como realizar o controle de documentos físicos e digitais, como elaborar relatórios, conhecerá a legislação e normas técnicas que regem o segmento, receberá noções de matemática financeira básica e contabilidade básica, os fluxos que envolvem a operação de caixa, além de conhecer a operação de equipamentos e máquinas do caixa.
Metodologia de aprendizagem
Este curso profissionalizante é oferecido utilizando-se o sistema de ensino remoto, no qual você terá acesso ao conteúdo totalmente a distância. O curso é organizado em três núcleos de estudos:
1. O núcleo básico, que traz um conjunto de disciplinas ofertadas por abordar temáticas que auxiliam a formação geral de qualquer profissional;
2. O núcleo específico, com disciplinas direcionadas para formar profissionais que poderão atuar na profissão;
3. O núcleo integrador, o qual promove a reflexão sobre pontos importantes da profissão, por meio de palestras gravadas com especialistas.
O curso é autoinstrucional e oferecido por meio de uma Sala de Aula on-line. Ao fim de cada disciplina, você realizará uma avaliação de aprendizagem e, ao concluir o curso, realizará uma avaliação final.
Você poderá planejar o seu tempo para os estudos, mas é interessante que faça uma programação semanal de estudos e não deixe para ver tudo no fim do prazo. Você terá 90 (noventa) dias úteis para concluir o curso. Para ser certificado, você deve:
• Realizar 100% do curso online;
• Obter aproveitamento mínimo de 50% nas avaliações de cada núcleo (básico e específico).
Núcleo Básico
Disciplinas
1. Introdução à EAD
(Carga horária: 4 horas)
• Módulo 1 – A tecnologia em nossas vidas
• Módulo 2 – O que é educação a distância
• Módulo 3 – O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
2. Introdução à informática
(Carga horária: 6 horas)
• Módulo 1 – Desvendando a tecnologia
• Módulo 2 – O Pacote Office
• Módulo 3 – As possibilidades da internet
3. Empreendedorismo
(Carga horária: 6 horas)
• Módulo 1 - O que é ser empreendedor(a)?
• Módulo 2 – Empreendedorismo e sociedade
• Módulo 3 – Como empreender?
4. Preparação para o mundo do trabalho
(Carga horária: 6 horas)
• Módulo 1 – O mundo do trabalho
• Módulo 2 – Carreira profissional
5. Liderança
(Carga horária: 4 horas)
• Módulo 1 – Entendendo a liderança
• Módulo 2 – Estilos de liderança: qual é o mais eficiente?
• Módulo 3 – Você, líder
6. Saúde e segurança no trabalho
(Carga horária: 6 horas)
• Módulo 1 - Contextualizando a saúde e segurança no trabalho (SST)
• Módulo 2 - Riscos ambientais e legislação sobre SST
• Módulo 3 - Prevenindo na prática
7. Matemática básica
(Carga horária: 6 horas)
• Módulo 1 - A importância da matemática para a vida
• Módulo 2 - As operações matemáticas básicas
• Módulo 3 - Aprofundando conhecimentos da matemática
Núcleo Específico
Disciplinas
1. Planilha eletrônica
(Carga horária: 8 horas)
• Módulo 1 – Entendendo a importância da organização de dados
• Módulo 2 – As planilhas eletrônicas
• Módulo 3 – Principais softwares de planilhas eletrônicas
• Módulo 4 – Como você pode usar as planilhas eletrônicas
2. Atendimento ao cliente
(Carga horária: 8 horas)
• Módulo 1 - O papel do(a) operador(a) de caixa no atendimento
• Módulo 2 – O(A) cliente é o foco do atendimento
• Módulo 3 – Resolução de problemas
3. Matemática financeira básica
(Carga horária: 12 horas)
• Módulo 1 – O que é matemática financeira e qual sua importância para o(a) operador(a) de caixa
• Módulo 2 – Conceitos financeiros básicos
• Módulo 3 – Matemática financeira na prática
4. Noções de contabilidade básica
(Carga horária: 12 horas)
• Módulo 1 – O que é contabilidade: origem e finalidades
• Módulo 2 – O trabalho do(a) operador(a) de caixa na contabilidade de uma empresa
• Módulo 3 – Os fundamentos da contabilidade
• Módulo 4 – O que é patrimônio
• Módulo 5 – Demonstrações contábeis
5. Operação de equipamentos e máquinas
(Carga horária: 8 horas)
• Módulo 1 – A tecnologia no trabalho do(a) operador(a) de caixa
• Módulo 2 – A operação de caixa nos dias atuais
6. A empresa e sua política de vendas e de relacionamento com os consumidores
(Carga horária: 12 horas)
• Módulo 1 – O que é relacionamento com o(a) consumidor(a)
• Módulo 2 – O papel do(a) operador(a) de caixa na venda e no relacionamento com o(a) cliente
• Módulo 3 – Boas práticas de relacionamento com o(a) cliente
7. Os fluxos que envolvem a operação de caixa
(Carga horária: 12 horas)
• Módulo 1 – Tarefas de um operador(a) de caixa
• Módulo 2 – A importância de controlar o fluxo de caixa
• Módulo 3 – Áreas de atuação
8. Legislação e normas técnicas
(Carga horária: 8 horas)
• Módulo 1 – O que é legislação e o que são normas
• Módulo 2 – Legislações e normas técnicas relacionadas ao trabalho do(a) operador(a) de caixa
• Módulo 3 – Exemplos práticos de aplicações das legislações e normas técnicas
9. Controle de documentos físicos e digitais
(Carga horária: 8 horas)
• Módulo 1 – O que são documentos físicos e digitais
• Módulo 2 – Gestão de documentos
• Módulo 3 – Boas práticas no controle de documentos
10. Elaboração de relatórios
(Carga horária: 6 horas)
• Módulo 1 – Tipos de relatórios
• Módulo 2 – Relatórios no contexto do(a) operador(a) de caixa
• Módulo 3 – Exemplos de relatório de estoque
• Módulo 4 – Dicas de elaboração
Núcleo Integrador
Palestras
1. Usos da tecnologia no ambiente de trabalho
2. Excelência no atendimento ao cliente: a chave para o sucesso profissional
3. Bate papo sobre saúde no trabalho
4. Bate papo sobre mercado de trabalho